quarta-feira, julho 13, 2005

Herman José recusa acusações de plágio

Um grupo do Carnaval de Torres Vedras, os Lumbia, acusa Herman José de lhe ter plagiado o tema ‘És Tão Boa’ e pondera processar o apresentador. O single de lançamento do último CD do humorista, à venda desde 30 de Junho, é, de acordo com um dos membros do grupo de foliões de Torres, inspirado no hino dos Lumbias. Herman José, contactado pelo Correio da Manhã, rejeita a acusação.

“O refrão foi composto por mim. O grito de guerra ‘És tão boa’ existe há muitos anos e é do domínio público! Reclamar a autoria desse grito é como reclamar a autoria de ‘Comia-te toda’ ou ‘És boa como o milho!’ ou ‘Ah faneca’ ou ‘Fazia-te um filho’”, esclarece Herman José.

O tema, segundo o apresentador, surgiu-lhe tão naturalmente como o ‘Olá Cambada’, da personagem tripeira ‘José Esteves’, ou ‘Não havia necessidade’, de ‘Diácono Remédios’. Simplesmente “caricaturando e amplificando a realidade”, sublinha.

Os Lumbia foram convidados pela produção do ‘Herman SIC’ para participar nas gravações do programa de Carnaval de 6 de Fevereiro. O hino do grupo, formado por 47 homens há oito anos, é, segundo um dos elementos, desde sempre o ‘És tão boa!’. “Nós temos a nossa versão que cantamos em todos os Carnavais em Torres Vedras. Nunca tinha pegado. Agora, de repente, pegou”, lamenta um dos elementos dos foliões, Ricardo Silva.

No ‘Herman SIC’, os Lumbia, cantaram o refrão da música cada vez que vislumbravam uma beldade, como fazem habitualmente em Torres Vedras quando vêem “uma miúda gira”. Se ao início acharam “uma certa graça” ao facto de a música ser cantarolada nos programas, quando souberam pelos meios de comunicação que o apresentador ia lançar um CD, sentiram-se enganados. “Gostaram da nossa música e agora estão a ganhar dinheiro à nossa conta. É um bocado a gozar com a nossa cara”, acusa Ricardo Silva, adiantando que estão a ponderar levar o caso a tribunal. “Vamos reunir-nos para decidir o que vamos fazer. Já temos um advogado interessado em pegar no caso”, adianta.

Já Herman José não pensa tomar “nenhumas medidas” para esclarecer a questão com o grupo. Face à possibilidade de o caso transitar para os tribunais, tal seria por iniciativa dos Lumbia.

Para o apresentador, recorrer aos tribunais para resolver um litígio é “legítimo”, já que são a “base do bom funcionamento da democracia”. O humorista diz, no entanto, e tendo em conta a sua experiência, que “se trataria de uma perda de tempo”.

P.S: Isto a cada uma....

2 comentários:

thirdeye disse...

É bem capaz de ser verdade.

João Gomes disse...

O que me faz impressão no meio disto tudo é alguém querer reclamar a autoria de tal música...

Se eu um dia... por um qualquer acaso... enquanto estava naquela fase entre o acordado e o "a dormir", tivesse, sem querer, inventado uma música destas, agradecia a todos os santos se alguém me roubasse a humilhação de ser o seu autor...