segunda-feira, junho 06, 2005

Tantas certezas...

Não há dúvida que andamos sintonizados. Também eu me interroguei acerca duma expressão que ouvi na transmissão do jogo de futebol da selecção (alguém diz aos gajos que aquilo era só a Eslováquia e que no mundial vão ter de levar com Brasil, Argentina, Alemanha, França, ...).

O reporter disse: "... de certeza absoluta...".

E eu pergunto: "... de certeza absoluta..." é maior certeza do que simplesmente "... de certeza..."?!
"... de certeza..." não significa que não existem mais hipóteses possíveis do que aquela?!
De certeza que acontece isto... não há outra hipótese...
Mas eis que surge a certeza absoluta. Que acrescentará?

Há ainda outras por onde nem sequer vou entrar:

"... quase de certeza absoluta..."
"... de certezinha absoluta..."
"... com a mais pura certeza..."

Com uma certeza, que espero que não seja incerta, aqui fica o meu manifesto de incompreensão...

JG

5 comentários:

smile disse...

Pior é o "Certo e sabido"!!!
Mas quem tem certeza de qualquer coisa? Só tenho uma certeza... Estou a cada dia que passa, um dia mais perto da minha morte... hihihi De resto, no futebol, teremos a certeza de que Portugal vai prometer muito... Para dar muito pouco...(Embora espere que aqueles coxos me façam engolir estas palavras!)
Concordo com o manifesto... mas preferia a ideia das manifs. das mulheres a queimar soutiens...(hihihi)
Saudações académicas

Susy disse...

Só sei que nada sei. É a única certeza que tenho.
:D

João Gomes disse...

hmm isso é uma referência discreta ao governo?

Petrucci disse...

no mei disto tudo...seja qual for a certeza, eu tenho a certeza que a culpa não vai morrer solteira

:P

thirdeye disse...

Esse problema da "certeza absoluta" ser o mesmo que apenas "certeza" é semelhante à problemática da linha contínua. Quando é que aparece alguém a explicar ao pessoal que a dupla contínua vale tanto como a contínua simples?